Inauguração da Biblioteca Novo Olhar

1 comentários



No dia 24 de Outubro, a equipe do Programa de Vivência Estudantil-Camponesa (PROCAMPO) inaugurou a primeira biblioteca da comunidade de Mupí-torrão, localizada à 18 quilômetros da cidade de Cametá. O espaço foi instalado na Escola Municipal Francisca Xavier Alves de Vasconcelos e o acervo conta, até o presente momento, com mais de 600 livros. Na cerimônia de inauguração, estavam presentes aproximadamente 60 pessoas: “Os moradores ficaram muito contentes com a biblioteca, por que apesar da escolar oferecer um ensino considerado muito bom, ainda não tinha um espaço dedicado à leitura”, comentou bastante emocionada Lorena Abrahão, estudante de Letras e monitora do PROCAMPO.

Para agradecer pela biblioteca, os moradores encenaram três peças baseadas em dois livros escritos por Walcyr Carrasco, “O irmão Negro” e “O menino narigudo”, e em um de Luiz Puntel, “Um leão em família”. “Ficamos bastante surpresos com a apresentação das peças que eles fizeram, percebemos que eles tinham se preparado, por que houve até troca de cenários. Sentimos que foi uma demonstração que a comunidade estava satisfeita com o nosso trabalho. Foi a minha melhor experiência dentro do PROCAMPO”, afirma Alison Castilho, membro da equipe do PROCAMPO.

Além das três peças baseadas nos livros, a comunidade ainda apresentou mais duas sobre a lenda da mandioca e do boto no centro comunitário de Mupí, mais conhecido como Barracão. Após a peça, os monitores ministraram a palestra sobre higiene bucal distribuindo os Kit’s doados pela Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (SESPA).

As atividades ainda continuaram no centro comunitário com uma roda de carimbó no ritmo da “farinhada”. “A farinhada é uma dança típica da região, começou por que os moradores, antes de colherem a mandioca para fazer farinha, acordavam e faziam as batucadas em um ritmo um pouco diferente do carimbó, que é a farinhada”, explicou Caroline Guedes, também monitora do PROCAMPO. Apesar da biblioteca já ter sido inaugurada, a equipe ainda aceita livros para doação. Os interessados em contribuir doando livros para o acervo devem entrar em contato através do email: poscameta@hotmail.com

Atividade em Pacajá

0 comentários





Com o objetivo de conseguirmos apoio e participação da comunidade da vila de Pacajá, no que diz respeito à construção dos projetos a serem realizados na mesma, fomos a várias casas da comunidade convidando os moradores a participarem da reunião que seria realizada às 16:00h, e também para convidá-los a participarem das palestras que seriam realizadas às 19:00h, na escola Celina Hermes.

Na reunião, discutimos com a liderança e os moradores da comunidade sobre os projetos a serem implantados na vila, pois, não queremos decidir sozinhos, já que acreditamos que devemos ouvir o que eles têm a falar e quais as suas demandas. O objetivo é estabelecer com a comunidade uma dinâmica de parceria, tendo em vista as suas reais necessidades. Nessa reunião comentamos sobre alguns projetos que já foram implementados em outra comunidade deixando explicito que o nosso interesse é de colocá-los em pratica ali também, ouvimos as opiniões e propostas, e acabamos decidindo quais projetos que iram ser executado tal como o projeto da biblioteca implementada na comunidade do Mupí, pois identificamos a carência em relação ao habito da leitura entre as crianças e os jovens. Foi acatada a proposta e em breve estaremos inaugurando mais uma biblioteca em uma comunidade agrária de Cametá dessa vez no Pacajá.

Dentre as atividades propostas pela equipe da pós vivencia de Cametá a ser realizadas na comunidade de Pacajá foi ministrado um ciclo de palestras voltadas principalmente ao publico jovem, em que os temas abordados estava relacionado à seguinte temática: Doenças Sexualmente transmissíveis, Gravidez na Adolescência e Planejamento Familiar. Estes temas possuem uma significativa importância na comunidade agrária já que, é visível a falta de informação dos pequenos agricultores em relação ao que foi discutido, tal fato é explicito haja vista que, a taxa natalidade entre jovens sem que haja um conhecimento em relação ao planejamento familiar se faz presente nessa comunidade, e foi perceptível a participação da comunidade nos debates em relação aos temas como também foram sugeridos pelos jovens novas abordagens em relação a temas e oficinas voltadas a educação, saúde, esporte e lazer ao qual a equipe da pos vivencia poderia trabalhar na comunidade.