Atividade em Pacajá





Com o objetivo de conseguirmos apoio e participação da comunidade da vila de Pacajá, no que diz respeito à construção dos projetos a serem realizados na mesma, fomos a várias casas da comunidade convidando os moradores a participarem da reunião que seria realizada às 16:00h, e também para convidá-los a participarem das palestras que seriam realizadas às 19:00h, na escola Celina Hermes.

Na reunião, discutimos com a liderança e os moradores da comunidade sobre os projetos a serem implantados na vila, pois, não queremos decidir sozinhos, já que acreditamos que devemos ouvir o que eles têm a falar e quais as suas demandas. O objetivo é estabelecer com a comunidade uma dinâmica de parceria, tendo em vista as suas reais necessidades. Nessa reunião comentamos sobre alguns projetos que já foram implementados em outra comunidade deixando explicito que o nosso interesse é de colocá-los em pratica ali também, ouvimos as opiniões e propostas, e acabamos decidindo quais projetos que iram ser executado tal como o projeto da biblioteca implementada na comunidade do Mupí, pois identificamos a carência em relação ao habito da leitura entre as crianças e os jovens. Foi acatada a proposta e em breve estaremos inaugurando mais uma biblioteca em uma comunidade agrária de Cametá dessa vez no Pacajá.

Dentre as atividades propostas pela equipe da pós vivencia de Cametá a ser realizadas na comunidade de Pacajá foi ministrado um ciclo de palestras voltadas principalmente ao publico jovem, em que os temas abordados estava relacionado à seguinte temática: Doenças Sexualmente transmissíveis, Gravidez na Adolescência e Planejamento Familiar. Estes temas possuem uma significativa importância na comunidade agrária já que, é visível a falta de informação dos pequenos agricultores em relação ao que foi discutido, tal fato é explicito haja vista que, a taxa natalidade entre jovens sem que haja um conhecimento em relação ao planejamento familiar se faz presente nessa comunidade, e foi perceptível a participação da comunidade nos debates em relação aos temas como também foram sugeridos pelos jovens novas abordagens em relação a temas e oficinas voltadas a educação, saúde, esporte e lazer ao qual a equipe da pos vivencia poderia trabalhar na comunidade.


0 comentários: