Inauguração da Biblioteca Novo Olhar



No dia 24 de Outubro, a equipe do Programa de Vivência Estudantil-Camponesa (PROCAMPO) inaugurou a primeira biblioteca da comunidade de Mupí-torrão, localizada à 18 quilômetros da cidade de Cametá. O espaço foi instalado na Escola Municipal Francisca Xavier Alves de Vasconcelos e o acervo conta, até o presente momento, com mais de 600 livros. Na cerimônia de inauguração, estavam presentes aproximadamente 60 pessoas: “Os moradores ficaram muito contentes com a biblioteca, por que apesar da escolar oferecer um ensino considerado muito bom, ainda não tinha um espaço dedicado à leitura”, comentou bastante emocionada Lorena Abrahão, estudante de Letras e monitora do PROCAMPO.

Para agradecer pela biblioteca, os moradores encenaram três peças baseadas em dois livros escritos por Walcyr Carrasco, “O irmão Negro” e “O menino narigudo”, e em um de Luiz Puntel, “Um leão em família”. “Ficamos bastante surpresos com a apresentação das peças que eles fizeram, percebemos que eles tinham se preparado, por que houve até troca de cenários. Sentimos que foi uma demonstração que a comunidade estava satisfeita com o nosso trabalho. Foi a minha melhor experiência dentro do PROCAMPO”, afirma Alison Castilho, membro da equipe do PROCAMPO.

Além das três peças baseadas nos livros, a comunidade ainda apresentou mais duas sobre a lenda da mandioca e do boto no centro comunitário de Mupí, mais conhecido como Barracão. Após a peça, os monitores ministraram a palestra sobre higiene bucal distribuindo os Kit’s doados pela Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (SESPA).

As atividades ainda continuaram no centro comunitário com uma roda de carimbó no ritmo da “farinhada”. “A farinhada é uma dança típica da região, começou por que os moradores, antes de colherem a mandioca para fazer farinha, acordavam e faziam as batucadas em um ritmo um pouco diferente do carimbó, que é a farinhada”, explicou Caroline Guedes, também monitora do PROCAMPO. Apesar da biblioteca já ter sido inaugurada, a equipe ainda aceita livros para doação. Os interessados em contribuir doando livros para o acervo devem entrar em contato através do email: poscameta@hotmail.com

1 comentários:

Cametaoara disse...

Meus PARABÉNS pelo trabalho vivenciado na Localidade de MUPI
Sou escritor e estou desenvolvendo um conto sobre o SACI PERERÊ. Quero que o cenário seja o MUPI por existir lá QUILOMBOLAS ... Quem souber de alguém que possa relatar uma estorinha de SACI, peço que me ajude.