APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS


APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS:

A equipe de Pós vivência de Cametá está atualmente com .... projetos de extensão, sendo que alguns já estão em andamento, outros aguardam resposta, e outros estão em fase de planejamento e estruturação.

1- SAÚDE (Aguardando resposta de órgãos competentes):
Pretende-se com essa iniciativa facilitar às famílias das comunidades visitadas pelo PROCAMPO o acesso à consultas médicas e ao atendimento à saúde bucal, ocular e saúde da mulher, bem como promover orientações profiláticas para as mesmas. Serão ministradas palestras e documentários sobre temas da área da saúde.

2- HORTA (Aguardando resposta de órgãos competentes):
A construção da Horta Agroecológica visa a criação de um espaço de convivência comunitária. A escola, nesse contexto, aparece não somente como uma referência de educação camponesa, (com perspectivas de educação ambiental), mas também como um espaço de livre acesso à toda comunidade. A horta oferecerá ainda reflexões sobre melhores alternativas alimentares, trabalhando a educação alimentar não somente das crianças, mas também de seus cuidadores, proporcionando uma educação que inclua o aprendizado sobre o cultivo de diferentes verduras e cuidados com higiene e, por conseguinte, com a saúde.

3- BIBLIOTECA (em andamento):
O “Projeto Novo Olhar - Biblioteca Ribeirinha” é uma iniciativa nascida da necessidade de incentivar a leitura, principalmente para as crianças, de pessoas que moram na comunidade de Pacajá e seus arredores. A implantação de uma biblioteca comunitária será realizada em parceria entre a comunidade e o PROCAMPO. As comunidades ribeirinhas estão entre esses grupos que carecem de atenção e precisam resgatar sua cultura que está um tanto perdida. A obtenção de conhecimento ajuda as lideranças locais a lutarem por melhorias em diversos setores como educação, saúde e melhorias de infra-estrutura relacionadas a saneamento e meio ambiente.
Neste contexto, surgiu a idéia de montar uma biblioteca que oferecesse a esses alunos uma variedade de livros didáticos e textos, como literatura infanto-juvenil, revistas, gibis, etc, juntamente com um projeto de atividades ligadas à leitura. Acreditamos que esse material ajudará a fazer da leitura um ato prazeroso e contínuo, além de contribuir para o desenvolvimento das crianças nas atividades escolares.
A idéia consiste em reunir livros didáticos e de literatura oriundos de doadores. Os livros serão encapados e organizados por áreas do conhecimento, separados por série, e posteriormente catalogados numa simples ficha contendo o nome, autor, gênero, e o que mais for necessário para um controle dos livros. Haverá um sistema de empréstimo a ser elaborado pela própria escola.
Organizaremos os livros em prateleiras e faremos decoração do espaço para que fique atrativo. Para inaugurar a biblioteca faremos um dia de atividades culturais com brincadeiras, jogos e músicas que estimulem a leitura através da ludicidade.
As atividades de brincadeiras com premiações serão: jogo da memória, gincana de leitura, colagens, mural com as colagens, brincadeiras de roda, leitura de historinhas infantis com reflexões, entre outras. Os jogos serão: dominó, dama, e outros jogos de tabuleiro. As músicas serão regionais com danças típicas.

4- CINEMA (em andamento no Pacajá):
O objetivo do projeto Cinema das Águas é Levar a magia do cinema a estas comunidades, como forma de conhecimento e entretenimento, despertando curiosidades e criatividade.
As Comunidades tradicionais, incluindo as ribeirinhas, têm dificuldade ou nenhum acesso a produções cinematográficas, pois muitas não têm energia elétrica em casa, ou quando tem energia não possuem televisão, e a maioria nunca teve oportunidade de conhecer uma sala de cinema, devido à grande dificuldade de acesso para chegar à cidade e à baixa renda que impede a compra de ingressos para assistir as sessões de cinema.
Ao final da sessão infantil faremos atividade lúdica com as crianças para que elas desenhem sobre o que assistiram.

5- CICLO DE PALESTRAS EM SAÚDE - PALESTRAS DST’S, GRAVIDEZ E PLANEJAMENTO:
Palestras sobre estes temas voltadas para o público jovem, com demonstrações práticas em próteses de borracha de como se usar corretamente a camisinha, distribuição de folders e de preservativos.

6- ESCOLA ABERTA: (EM ANDAMENTO):
O projeto visa proporcionar aos alunos da educação básica da escola pública de Torrão-Mupí e à sua comunidade espaços alternativos nos finais de semana para o desenvolvimento de atividades de cultura, esporte, lazer, geração de renda, formação para a cidadania e ações complementares às de educação formal.

7- CULINÁRIA - REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS:
Oficinas práticas para mulheres aprenderem a reaproveitar alimentos como cascas de frutas e legumes, sementes e etc, evitando assim o desperdício além de proporcionar economia nos gastos com alimentação e melhoria da qualidade alimentar destas famílias.

8- OFICINAS de artesanato - MULHERES PARTICIPATIVAS NA RENDA FAMILIAR (CROCHE, BORDADO, COSTURA, pintura em tecido ETC):
Oficinas sobre diversos tipos de artesanato, que trarão diversos benefícios como fonte de renda alternativa, ocupação do tempo livre e consequentemente união da comunidade em cooperativas de trabalho.

9-LIXO EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS - ALTERNATIVAS DE SUSTENTABILIDADE -
(Palestras MEIO AMBIENTE, O LIXO COMO FONTE DE RENDA ALTERNATIVA OFICINAS):
Reciclagem de papel, garrafa pet e fabricação de brinquedos artesanais. Em meio a intensa degradação ambiental em que vivemos atualmente, percebe-se que muitas pessoas destinam seus resíduos domésticos, o lixo, de maneira inadequada, jogando pelas ruas, dentro dos rios, etc.
Partindo da idéia de que o lixo pode e deve ser reciclado, e que este pode ser transformado em fonte de renda, elaboramos palestras para incntivar a preservação ambiental e ensinando sobre o acondicionamento adequado do lixo, bem como oficinas para ensinar a população a reciclar o seu lixo.

10- ALCOOL E DROGAS NA JUVENTUDE: SOLUÇÃO ATRAVÉS DO ESPORTE – PALESTRAS e OFICINA.
Proporcionar aos jovens a chance de aprender e praticar esportes diferenciados, ocupando assim seu tempo livre, esperando-se que ocorra uma redução no índice de criminalidade e de vícios. Haverá palestras e filmes sobre álcool e drogas.

11- PROJETO VELHO É O MUNDO – PROGRAMAÇÃO PARA A 3ª IDADE.
Proporcionar atividades aos idosos como danças, jogos, dinâmicas e palestras e ao final avaliar as melhorias que o projeto proporcionou aos participantes, investigando acerca da qualidade de vida dos mesmos.

12 - Projeto de Música para os Jovens:
Construção de instrumentos musicais reciclados e oficinas para ensinar os jovens a tocar os instrumentos de percussão. Uma das exigências do projeto é que os alunos tenham boas notas na escola. O objetivo é incentivar o exercício da cultura através de atividade prática e incentivar os jovens a estudarem.



0 comentários: